top of page

Depilação IPL - Dúvidas

Fototipos

Como funciona a depilação a luz pulsada francesa laser?
Este método eficaz também conhecido como fotodepilação, funciona através da incidência de raios laser, sob a forma de luz, no folículo piloso. O laser é atraído pela melanina (a substância que dá cor ao pelo) e destrói o folículo piloso impedindo que se desenvolva um novo pelo.

 

Quantas sessões são necessárias para eliminar os pelos?
Em cada sessão estima-se que sejam atingidos 10% a 30% dos pelos. Assim, um tratamento deve ter pelo menos dez sessões, podendo chegar a mais em alguns casos.

 

fasses.jpg
laser.png
Fototipos.png

Os pelos nunca mais voltam a crescer?
Para que se verifique a destruição definitiva dos pelos, é preciso que o laser atinja o pelo na sua fase de crescimento e esta pode durar entre três e seis anos. É por isso que será mais correto falar-se em redução da quantidade de pelos pois, mesmo que um tratamento dure apenas algumas sessões, é necessário fazer manutenção.

A manutenção do tratamento dura para sempre?
Não se pode precisar quanto tempo será necessário para fazer manutenção mas, uma vez que o tratamento torna os pelos cada vez mais raros, na maioria dos casos bastam duas a três sessões de manutenção por ano.

Os tratamentos com laser são dolorosos?
Geralmente os tratamentos são indolores. Pode surgir alguma vermelhidão na pele como quando se expõe ao sol sem proteção, mas desaparece no decorrer de algumas horas.

Que cuidados se deve ter?
Os cuidados a ter quando se faz depilação a laser são fundamentais mas muito simples:

Não expor a pele ao sol nas 24 horas anteriores e posteriores à sessão;

Não fazer depilação com cera ou sistemas por electrólise nas quatro semanas anteriores à sessão;

Evitar, nas 24 a 48 horas depois, a exposição a outras fontes de calor como aquecedores, vapor, etc. É recomendável a aplicação de um creme ou loção com efeito calmante e de regeneração da pele.

É preciso alguma preparação para o tratamento?
Não deve fazer depilação a cera nas quatro semanas anteriores nem durante o tratamento pois isso vai anular o efeito do laser na destruição do folículo. No dia, ou na véspera da sessão, corte os pelos com lâmina para que fiquem no seu comprimento mínimo e o laser chegue à raiz. 

A depilação a laser pode ser feita em qualquer tipo de pele?
Existem vários tipos de laser adequados aos diferentes tipos de pele. Nosso aparelho consegue atender até o fototipo V, sendo que para este fototipo, realizamos um teste em uma pequena área com 24 horas para ver a reação e aí sim, ver se podemos realizar a sessão completa.

Por que é que as pessoas com fototipos V e VI não devem fazer depilação a laser?
Curiosamente, as pessoas que pertencem aos fototipos V (pele morena, olhos e cabelos escuros; que nunca sofrem “escaldões” e se bronzeiam muito facilmente) e VI (pele negra) são as que correm mais risco de queimaduras com a fotodepilação. As suas peles, por terem mais melanina, absorvem a luz do laser, o que pode danificar os tecidos.

Possui contra indicação? Se sim quais?
São elas: epilepsia, uso de medicamentos fotossensibilizantes, marca passo, não se expor ao sol 3-4 semanas antes e depois do tratamento, gestantes, não tratar manchas suspeitas (pintas, melanomas e inflamações), pele bronzeada, tumores, diabetes não controladas, doenças autoimunes.

bottom of page